Racismo e Alienação: uma aproximação à base ontológica da temática racial

Autor: Uelber B. Silva
ISBN: 978-85-65999-07-6
Páginas: 112
Disponível apenas para baixar em PDF.
Clique aqui para baixar este livro grátis em PDF
Orelha: Uelber B. Silva é graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia − UESB e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas − UFAL. Militante marxista do Labuta – grupo político marxista de Vitória da Conquista, na Bahia –, aproximou-se da discussão da questão racial ao perceber que seus traumas de infância e adolescência decorreram do racismo impregnado na sociedade burguesa.
O autor procurou, durante sua militância acadêmica, compreender quais eram as mediações entre o racismo e o capitalismo e, ao mesmo tempo, demonstrar a validade do marxismo para o estudo da questão racial.
Neste texto, o autor aponta algumas categorias novas para o estudo do tema como, por exemplo, a substituição do termo raça por gênero humano e a demonstração de que o racismo é uma expressão da alienação ideológica.
Esse salto de qualidade dado pelo autor na abordagem do tema não seria possível sem a contribuição de G. Lukács em sua Ontologia e os estudos sobre ideologia e personalidade desenvolvidos por sua orientadora de mestrado, Gilmaisa Macedo da Costa, o estudo da categoria de alienação efetuado por Maria Norma Alcântara, bem como no diálogo constante estabelecido com Benedito Eugênio sobre os seus estudos das relações étnico-raciais em Educação.
O texto é inovador e pode contribuir para instrumentalizar o movimento do proletariado na busca das mediações para a concretização da revolução socialista internacional.
Dayane S. Oliveira
Sumário:
Apresentação
Introdução
Capítulo I: Os fundamentos do racismo moderno
1.1 Acumulação primitiva e escravismo
1.2 Diversas abordagens históricas da escravidão
1.2.1 A visão de Mário Maestri
1.2.2 O escravismo colonial na perspectiva de Octávio Ianni
Capítulo II: Pensamento moderno e racismo
2.1 Racionalidade moderna e racismo
2.2 O debate sobre a existência de raças e seu contraponto
2.2.1 A “cientificidade” da raça
Capítulo III: Alienação e racismo
3.1 Considerações iniciais
3.2 Lukács e os caracteres da alienação
3.3 O racismo como alienação
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Tags: