Trabalho, Educação e Formação Humana Frente à Necessidade Histórica da Revolução


Autores: Edna Bertoldo, Luciano Accioly Lemos Moreira e Susana Jimenez (Orgs.)

ISBN: 978-85-65999-04-5

Páginas: 239

Preço: R$ 10,00 + frete

Clique aqui para baixar este livro grátis em PDF

Orelha: Os 14 artigos que compõem a presente coletânea são produto do III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana (III ENNTEFH), realizado em setembro de 2011, em Maceió, e vincula-se aos esforços que vêm sendo empreendidos pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana (GPTEOM), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em conjunto com o Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário da Universidade Estadual do Ceará (IMO/UECE), a Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (E-Luta/UFC) e o Grupo dePesquisa Educação, Marxismo e Ontologia (EMO), do Campus Sertão e do Campus Arapiraca, da UFAL.

Sumário:

Apresentação

Susana Jimenez

PARTE 1 EDUCAÇÃO E A TEORIA MARXISTA DA REVOLUÇÃO

Da contestação à rendição

Sergio Lessa

Educação e revolução

Ivo Tonet

Oito indicações para a atualização de uma teoria marxista da revolução

Valério Arcary

Formação da consciência de classe em-si e para-si

Artur Bispo dos Santos Neto

Trabalho docente e luta de classes

Edna Bertoldo

Mônica Santos

PARTE 2 TRABALHO, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E CRISE DO CAPITAL

Individualidade e o suposto subjetivismo da categoria alienação em Lukács

Gilmaisa Macedo da Costa

Da coerção ao “envolvimento”: forma “humanizada” de controle do capital sobre o trabalho na produção flexível?

Reivan Marinho de Souza

Trabalho, ciência e reprodução do capital

Paulo Sergio Tumolo

Cotidiano e conhecimento

Maria Norma Alcântara Brandão de Holanda

Educação, reprodução social e crise estrutural do capital

Luciano Accioly Lemos Moreira

Talvanes Eugênio Maceno

O ajuste das políticas educacionais às determinações do capital em crise: considerações iniciais sobre os rumos na América Latina

Valdemarin Coelho Gomes

PARTE 3 QUESTÃO EDUCACIONAL E A ESCOLA PÚBLICA

Educação pública, gratuita e de qualidade na perspectiva do trabalho

Vera Lúcia Jacob Chaves

O discurso da educação de qualidade produzindo efeitos de sentidos antagônicos

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

Questão social e o pauperismo na escola pública

Edlene Pimentel

Tags:

Publicações

Cursos e conferências
Posts em breve
Fique ligado...
Postagens recentes
Todas as postagens
Siga-nos
  • Google+ Basic Square

Todas as informações deste site podem ser reproduzidas por qualquer veículo de comunicação,
desde que citada a fonte, mantida a integralidade do material e sem uso comercial.