"Livro” Didático: a simplificação e a vulgarização do conhecimento

April 1, 2015

 

Autor: Maria Lucia Paniago

 

1ª Edição, 2013

 

ISBN: 978-85-65999-15-1

 

Páginas: 96

 

Preço: R$ 6,50 + FRETE

 

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Orelha: É lugar comum que a educação vive uma enorme crise, que o conjunto do processo educacional vive uma decadência de já várias décadas. Em sala de aula ensina-se cada vez menos; a qualidade da formação dos professores cai tão rapidamente quanto aumenta sua carga de trabalho e diminui seu salário; a sala de aula é cada vez mais espaço de confronto professor versus alunos e cada vez menos espaço pedagógico. Quando se iniciou essa crise na educação? Quais suas causas fundamentais? “Livro” Didático: a simplificação e a vulgarização do conhecimento, de Maria Lucia Paniago, tem o mérito, através de uma pesquisa sobre a involução dos livros didáticos, de mostrar como a crise do complexo educacional se relaciona com a crise do capital e com a crise do Estado. As políticas do Estado para o livro didático são, ao mesmo tempo, expressão e fator de aprofundamento da crise da educação; em outras palavras, a crise que hoje abate a educação é parte da crise mais geral do capital e do seu Estado. Argumenta a autora, com precisão, que não há possibilidade de reforma ou reformulação das políticas voltadas ao livro didático que seja capaz de enfrentar as causas da crise que envolve a sala de aula. Como tais causas residem fora da escola só podem ser enfrentadas por uma mudança revolucionária da sociedade.

 

Sumário:

 

Prefácio de Silvia Helena Andrade de Brito

 

Introdução

 

Capítulo 1 - O manual didático

1.1 As origens

1.2 O manual didático na escola pública

1.3 O Estado e as políticas públicas voltadas para

o manual didático

1.3.1 Reflexões sobre o Estado capitalista e as políticas públicas

1.3.2 As políticas do Estado

1.3.3 Das políticas públicas do Estado brasileiro para

o manual didático às ações desenvolvidas pela SEMED

de Campo Grande, MS

 

Capítulo 2 – Os limites do manual didático

2.1 O manual didático como mediador da relação

educativa

2.2 Os limites do manual didático

 

Considerações finais

 

Referências Bibliográficas

 

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