Educação e Reprodução Social: a perspectiva da crítica marxista

June 5, 2017

 

Autor: Talvanes Eugênio Maceno

 

ISBN: 978-85-65999-36-6

 

Páginas: 168

 

1ª edição, Instituto Lukács, 2017.

 

Preço: R$ 9,50 + Frete

 

Clique aqui para baixar este livro grátis em PDF

 

A obra que temos em mãos de autoria de Talvanes Eugênio Maceno é resultado primordialmente de uma profunda e criteriosa pesquisa no interior da Ontologia de Lukács, e de algumas questões centrais tratadas na obra do Capital de Marx sobre o complexo social da Educação. O autor seguindo o método ontológico instaurado por Marx nos revela a gênese e a função essencial da educação para a reprodução social em sua totalidade, como também, demonstra sua configuração histórico-ontológica desse complexo no interior da sociedade capitalista. A obra alcança uma originalidade ao tratar em termos objetivamente correto e mediado a categoria da educação em sua condição ampla e restrita. E assim, posteriormente, o autor afirma que o complexo social da educação tendo a origem a partir do trabalho, constitui-se em uma mediação fundamental para a realização deste, sendo por isso, uma mediação ineliminável da reprodução social em qualquer forma de sociabilidade.
Todavia, é somente no capitalismo que a educação formal é expandida para amplos setores da sociedade, e em específico, para uma parcela importante da classe trabalhadora. Longe de ser contraditória a ampliação da educação promovida pelo sistema capitalista, este fenômeno encontra-se em perfeita correspondência com as necessidades de expansão do capital. Reafirmando assim, a função social que a educação tem enquanto mediação para a reprodução de cada forma de sociedade, configurando-se de maneira estrita uma forma de educação útil e eficaz aos interesses da lógica do sistema do capital em crise na atualidade. 
Para além de uma compreensão equivocada da educação como mero complexo reprodutivista da sociedade, ou como uma panaceia resolutiva de todos os males sociais, o autor nos revela em sua obra, a possibilidade e a função do complexo educativo na construção de uma alternativa ao capital, respeitando os limites e o peso desse complexo em relação a totalidade social. No mais, convido a todos a conhecer as reflexões de um pesquisador que de maneira consciente e radical toma partido por uma perspectiva revolucionária. 
Luciano Moreira 
 

Orelha: O presente livro investiga a origem e a função social da educação na reprodução da sociedade e de como essa função social ontológica é exercida na sociedade capitalista. Compreende-se que o complexo social da educação tem origem a partir do trabalho, constituindo-se em uma mediação fundamental para a realização deste, sendo, por isso, uma mediação ineliminável da reprodução social em qualquer forma de sociabilidade, inclusive na sociedade do capital. 
Para além do mero entendimento da educação enquanto um complexo reprodutivista, o livro se dirige na direção da construção de uma alternativa ao capital e do papel que a educação pode exerce nesse sentido, considerando a sua essência e função social.

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1. SER SOCIAL E TRABALHO

1.1 SER, SER SOCIAL E TRABALHO 

1.2 TRABALHO, TELEOLOGIA E CAUSALIDADE 

CAPÍTULO 2. SOCIABILIZAÇÃO DO SER SOCIAL: A TENDÊNCIA

DE EXPLICITAÇÃO DO SER SOCIAL

2.1 DIVISÃO DO TRABALHO E TEMPO DE TRABALHO

2.2 SEXO E ALIMENTAÇÃO

2.3 LEGALIDADE SOCIAL E CONTRATENDÊNCIAS 

2.4 DO GÊNERO NÃO MAIS MUDO EM-SI AO SER NÃO MUDO NO SEU PARA-SI

2.5 COMPLEXOS SOCIAIS

CAPÍTULO 3. O COMPLEXO SOCIAL DA EDUCAÇÃO

3.1 GÊNESE ONTOLÓGICA E FUNÇÃO SOCIAL 

3.2 O COMPLEXO SOCIAL DA EDUCAÇÃO E A REPRODUÇÃO SOCIAL

3.3 EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO EM SENTIDO ESTRITO NO SISTEMA DO CAPITAL

3.4 LIMITES DO COMPLEXO SOCIAL DA EDUCAÇÃO

CAPÍTULO 4. O CAMINHO DE VOLTA: EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tags:

Please reload

Publicações

A Impossib...

1/50
Please reload

Cursos e conferências

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Postagens recentes
Please reload

Todas as postagens
Please reload

Siga-nos
  • Google+ Basic Square

Todas as informações deste site podem ser reproduzidas por qualquer veículo de comunicação,
desde que citada a fonte, mantida a integralidade do material e sem uso comercial.